Dezembro é o mês de sensibilização e combate ao HIV. A mobilização acontece nacionalmente, instituída pela Lei nº 13.504/2017, com foco na assistência, proteção e promoção dos direitos de quem vive com HIV.
Em Mamonas, no Dezembro Vermelho, a prefeitura reforça o alerta à população sobre a importância da prevenção, diagnóstico, combate ao preconceito e medo, enfrentado por pessoas que vivem com HIV/Aids (PVHA), e quanto ao tratamento precoce, para promover a saúde e interromper a transmissão do vírus. Além disso, há o incentivo para a realização de testagem para outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como sífilis e hepatites B e C.
O HIV, vírus causador da Aids, doença caracterizada pelo aparecimento de infecções que se aproveitam do enfraquecimento do sistema de defesa do corpo, quando não há tratamento adequado, assim como as demais IST, é transmitido principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de preservativos, com pessoa que esteja infectada.
A transmissão também pode acontecer da mãe para o bebê durante a gravidez, no momento do parto ou mesmo durante a amamentação. Há ainda, a possibilidade de propagação por meio não sexual, como é o caso de compartilhamento de seringas e agulhas, principalmente, no uso de drogas injetáveis; reutilização de objetos perfurocortantes com presença de sangue ou fluidos contaminados; e pelo contato de mucosas ou pele com lesões ou ferida aberta com secreções corporais contaminadas.
Os testes rápidos de HIV e orientações acerca do assunto será nessa sexta-feira (23) das 07:30 as 10:00 na feira municipal.
Prefeitura Municipal de Mamonas-MG
Administração: A Força da Inovação – 2021-2024
Prefeito: Valdeci
Vice-Prefeito: Sinvaldo
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde