Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde
Neste ano, a data recebe ainda mais importância. Estudo realizado recentemente aponta que o número de mamografias realizadas por mulheres entre 50 e 69 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sofreu uma redução de 42%. A análise também identificou um aumento na proporção de mulheres submetidas à mamografia que já apresentavam nódulos palpáveis.
Os especialistas identificaram 41 fatores que podem influenciar na adesão ao exame . Entre todos os aspectos considerados, o levantamento indica que ter idade elevada, estar em um relacionamento, ter ensino superior, maior renda, residência urbana e morar na região Sudeste do Brasil são aspectos mais comumente relacionados à realização da mamografia e consequente tratamento precoce do câncer.
Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, sendo assim, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Por isso, a mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença. A diminuição acentuada do exame é um fator de risco para milhares de mulheres e um alerta para a importância da campanha.