O Dia de Tiradentes, comemorado neste 21 de abril, é um feriado nacional em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido por “Tiradentes” – uma referência ao seu ofício de dentista.
Tiradentes foi um dos principais articuladores da luta pela libertação de Minas Gerais em relação ao domínio de Portugal no Século 18. O nosso País ainda era, naquela época, uma colônia portuguesa.
O grupo integrado por Tiradentes defendia , principalmente, a autonomia das capitanias hereditárias, a independência da região e a implementação de um sistema de governo republicano.
Descoberta a conspiração, Tiradentes foi capturado e condenado por traição contra a Coroa Portuguesa . Ele foi enforcado e, depois, esquartejado no Rio de Janeiro em 21 de abril de 1792.
Hoje, as suas ações são reconhecidas como atos heroicos que lhe garantiram o status de importante figura histórica brasileira.
O feriado foi estabelecido pela Lei 4.897, de 9 de dezembro de 1965, durante o governo do presidente Castelo Branco. A mesma lei também deu a Tiradentes o título de “Patrono da Nação Brasileira” .