Início » Prefeitura promove Novembro Azul nesta sexta-feira (25) na Quadra Poliesportiva

Prefeitura promove Novembro Azul nesta sexta-feira (25) na Quadra Poliesportiva

por Klede Marcos

Chegou a hora de falar da Saúde do Homem e, para isso, a Prefeitura de Mamonas vai promoveu durante todo o mês de novembro ações educativas e orientações a respeito do Câncer Próstata.

O “Novembro Azul” é a época do ano destinada às ações de orientação e prevenção ao câncer de próstata. Vale lembrar que o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura da doença.

Foi realizado atendimentos nesta sexta-feira (25) com exames gratuitos de glicemia capilar e aferição pressão arterial pela equipe de PSF “Todos por Mamonas” composta pela Enfermeira Marley Adriana Vieira Monção, Técnica de Enfermagem Eleide Alves de Almeida, Agentes Comunitários de Saúde e a Aluna do curso técnico de Enfermagem Fernanda Alves. Também foram solicitados pedidos do PSA Livre e PSA Total,  na quadra poliesportiva.

O câncer de próstata é o tumor maligno mais comum entre os homens no Brasil e no mundo e não produz sintomas na fase inicial. Com o decorrer do tempo, com o aumento da próstata, que se localiza sob a bexiga, pode surgir dificuldade para urinar, enfraquecimento do jato urinário e aumento das micções (necessidade de urinar muitas vezes).

Para o diagnóstico precoce, basta um simples exame de sangue com a coleta de PSA (antígeno prostático específico) para os homens acima de 50 anos e, caso necessário, uma avaliação com médico urologista. Esse check-up é muito importante antes mesmo dos sintomas aparecerem.

Prefeitura Municipal de Mamonas-MG
Administração: A Força da Inovação – 2021-2024
Prefeito: Valdeci
Vice-prefeito: Sinvaldo
Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Você também pode gostar

Deixe um comentário