Início » DIA DE TIRADENTES

DIA DE TIRADENTES

por Klede Marcos

O Dia de Tiradentes, comemorado neste 21 de abril, é um feriado nacional 🇧🇷 em homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido por “Tiradentes” – uma referência ao seu ofício de dentista.

Tiradentes foi um dos principais articuladores da luta pela libertação de Minas Gerais em relação ao domínio de Portugal 🇵🇹 no Século 18. O nosso País ainda era, naquela época, uma colônia portuguesa.

O grupo integrado por Tiradentes defendia 💪, principalmente, a autonomia das capitanias hereditárias, a independência da região e a implementação de um sistema de governo republicano.

Descoberta a conspiração, Tiradentes foi capturado e condenado por traição contra a Coroa Portuguesa 👑. Ele foi enforcado e, depois, esquartejado no Rio de Janeiro em 21 de abril de 1792.

Hoje, as suas ações são reconhecidas 👏 como atos heroicos que lhe garantiram o status de importante figura histórica brasileira.

O feriado foi estabelecido pela Lei 4.897, de 9 de dezembro de 1965, durante o governo do presidente Castelo Branco. A mesma lei também deu a Tiradentes o título de “Patrono da Nação Brasileira”🏅 .

You may also like

Deixe um comentário