Início » Combate ao mosquito Aedes Aegypti não pode parar

Combate ao mosquito Aedes Aegypti não pode parar

A pandemia de covid-19 não impede que o mosquito Aedes aegypti continue proliferando e causando risco de transmissão de dengue, chikungunya e zika. Os cuidados para evitar casos destas doenças devem ser redobrados neste período crítco, onde o sistema de saúde apresenta-se sobrecarregado.

Como o Aedes aegypti é um mosquito com afinidade pelas pessoas, encontrando criadouros sobretudo nos quintais e alimento (sangue) nos moradores destes imóveis, é imprescindível que cada um colabore mantendo seu imóvel livre de recipientes que possam acumular água.

Como os ovos colocados nos recipientes (mesmo secos) podem gerar mosquitos após 9 dias da postura na presença de água, se cada morador pelo menos uma vez por semana vistoriar seu imóvel (sobretudo o quintal), eliminando qualquer material que possa acumular água, este ciclo de proliferação do vetor é quebrado.

Algumas dicas úteis para evitar água parada em recipientes:

• Lonas ou plásticos para cobrir materiais: deixá-los bem esticados.
  • Pneus: mantê-los secos, em local coberto, até correto destino final.
  • Latas, plásticos, sucatas, garrafas: se for guardá-los, devem estar secos e de boca para baixo e/ou em recipientes fechados até que sejam destinados para reciclagem ou reuso adequado.
  • Pratos de plantas: se possível, evitar seu uso ou mantê-los furados, com areia até a borda ou bem ajustados (sem vãos) aos vasos.
  • Reservatórios de água: mantê-los em recipiente bem tampado (tampa ou tela milimétrica) e procurar esgotar ou usar toda a água pelo menos uma vez por semana.
  • Plantas aquáticas: trocar a água pelo menos uma vez por semana, lavando o interior do recipiente com bucha.
  • Reservatórios de água: mantê-los bem vedados, com tampa ou tela milimétrica, e trocar totalmente a água pelo menos 1 vez por semana.

Com a colaboração de todos podemos evitar infestações e casos de dengue, chikungunya e zika vírus.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente