Início » CAMPANHA JANEIRO BRANCO.

CAMPANHA JANEIRO BRANCO.

por Klede Marcos
Por uma cultura da saúde mental, todo cuidado conta!
O que é janeiro branco? Qual o seu objetivo?
O Janeiro Branco é uma campanha que convida as pessoas a refletirem sobre a saúde mental. O objetivo é colocar esse tema em evidência, promovendo a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional, algo que gera impactos preocupantes em nossa sociedade.
O Janeiro Branco tem como objetivo chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. Uma humanidade mais saudável pressupõe uma cultura da Saúde Mental no mundo!
Porque janeiro branco?
Porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.
Passamos por um ano atípico e, certamente, terá reflexos na saúde mental da população mundial. O ano 2020 foi marcado pela pandemia trouxe serias mudanças na rotina da população impostas pelo isolamento social, que promoveu o distanciamento de amigos e parentes.
O convívio familiar foi amplamente testado e colocado em debate. Profissionais tiveram que se adequar a um novo modelo de trabalho em casa. Pais e mães passaram a estreitar o relacionamento com filhos sem aulas presenciais. Tudo isso, somado ao medo do contágio e da morte, à incerteza da empregabilidade e ao luto vivido por quem perdeu um ente querido para a Covid-19, completam um cenário desafiador para a mente humana, com ingredientes propícios para o sofrimento psicológico.
As turbulências emocionais do período de pandemia vêm gerando sérios impactos na saúde mental da população, que já é bastante preocupante. Ainda de acordo com a OMS, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo.
Como cuidar da saúde mental? Veja 6 dicas
• Tenha uma rotina organizada. …
• Durma bem e na quantidade ideal. …
• Faça 30 minutos diários de atividade física. …
• Medite para que você melhore seu foco. …
• Não tenha medo de procurar ajuda se sentir necessidade. …
• Distancie-se um pouco das redes sociais.

You may also like

Deixe um comentário